No final do mês de Maio, encerramos nos últimos dias da semana na secretaria municipal de agricultura o curso Negócio Certo Rural NCR, que visa melhorar a gestão da propriedade rural do homem do campo. O evento foi realizado através de uma parceria da secretaria de agricultura, SENAR, SEBRAE e sindicato dos produtores rurais, O curso capacitou 22 produtores rurais do nosso município, os participantes aprenderam como fazer o diagnóstico da propriedade, identificar a ideia de negócio, verificar a viabilidade da ideia de negócio e finalizamos com a organização e administração do negócio. Enfim, em nome do SENAR agradecemos a secretaria municipal de agricultura e a todos produtores rurais que dedicaram um pouco do seu tempo para o aprendizado rural que chegou a nossa cidade.

No início do mês de junho, iniciamos as consultorias nas propriedades rurais, fizemos uma visita ao amigo produtor Pedro Diniz no sítio Timbaubinha. O plano de metas de Pedro até o final do ano é produzir 500 pés de alface por semana. A diversidade de cultivos na sua propriedade surpreende-nos de forma positiva, hoje Pedro e sua família integra na sua propriedade a produção de hortaliças com a criação de animais de pequeno porte, sendo também um dos maiores produtores de alface de Brejo dos Santos.

Em seguida. Acompanhando a consultoria do instrutor do SENAR Rômulo Guedes na propriedade de Francisco Ferreira da Silva Filho (Hominho) no sítio Sossego, aluno do curso Negócio Certo Rural, destaco o plantio da palma orelha de elefante, uma alternativa para alimentar o rebanho mesmo no período da seca.

Ainda acompanhando a consultoria do instrutor do SENAR Rômulo Guedes na propriedade de Manoel Paixão da Silva (Nildo Paixão), aluno do curso Negócio Certo Rural que também utiliza a palma orelha de elefante para alimentar a sua criação de suínos. E na propriedade de Glauco Veras no sítio Degrêdo, aluno do curso Negócio Certo Rural, destaco a forma inovadora do produtor, pois o mesmo já conta com uma ordenhadeira mecânica que tem facilitado bastante o trabalho com o seu rebanho leiteiro.

Junho é o mês da cenoura, ingrediente para produção de um dos bolos mais amados, além de ser rica em vitaminas A, C e K.
Aproveite a cenoura e também: Agrião, brócolis, espinafre, louro, milho verde, rabanete e salsa.
Alimentos da estação fazem bem ao bolso e ao coração.