[vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_single_image image=”1337″ img_size=”medium” alignment=”center” title=”Sagrada Família”][/vc_column][vc_column width=”3/4″ css=”.vc_custom_1493980359109{margin-top: 120px !important;}”][vc_column_text]

Sagrada Família é a devoção à família de Jesus de Nazaré composta por Jesus, Maria e José. A sua festa é celebrada no primeiro domingo após o Natal.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row parallax=”content-moving” css=”.vc_custom_1493916549679{background-color: #264c84 !important;}”][vc_column css=”.vc_custom_1493916499954{background-color: #264c84 !important;}”][vc_tta_accordion][vc_tta_section title=”História da devoção à Sagrada Família” tab_id=”1493915804114-de87b508-ed68″][vc_column_text]

A devoção à Sagrada Família começou a ter grande popularidade no século XVII, quando os cristãos começaram a prestar atenção ao fato de que Jesus, o Filho de Deus, desceu do céu e se fez homem dentro de uma família. Ele nasceu numa família comum. Seus pais eram pessoas comuns, simples, trabalhadores, como tantas famílias espalhadas pelo mundo.

Maria, uma dona de casa, José um carpinteiro e Jesus, um filho exemplar e obediente. Uma família feliz e simples. Depois que os cristãos descobriram esta riqueza maravilhosa, a devoção foi se propagando com velocidade pela Europa e, mais tarde, pelo continente americano, tanto do norte quanto do sul. A festa da Sagrada Família foi instituída pelo papa Leão XIII, em 1883. Depois disso, foi estendida pelo papa Bento XV a toda a Igreja.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Modelo para toda família” tab_id=”1493915804114-bf3456d1-e362″][vc_column_text]

Toda família é chamada a imitar as virtudes da Sagrada Família. A Sagrada Família vive por Deus e para Deus. O seu projeto é sempre fazer a vontade de Deus. A sagrada Família é a própria escola de todas as virtudes.

O Papa Leão XIII escreveu: Os pais de família têm em São José um modelo admirável de vigilância e solicitude paterna; as mães podem admirar na Virgem Santíssima um exemplo insigne de amor, de respeito e de submissão; os filhos têm em Jesus, submisso a seus pais, um exemplo divino de obediência.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Imagem da Sagrada Família” tab_id=”1493915922047-1c8f3323-39ef”][vc_column_text]

As cenas da Sagrada Família são das mais representadas nas artes, principalmente na pintura com as cenas da natividade e da fuga para o Egito. A devoção se espalhou pelo mundo inteiro, pois Maria Santíssima e São José são os maiores exemplos de união, obediência e temor a Deus.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Devoção a Sagrada Família” tab_id=”1493915967370-0d292190-cae1″][vc_column_text]

O papa Leão XIII disse: Quando Jesus, Maria e José são invocados em casa, é propícia a manutenção da caridade na família através do seu exemplo e trato celestial; assim, uma boa influência é exercida sobre a conduta dos membros da família; da mesma forma, a prática da virtude é incitada; e, desse modo, as dificuldades que por toda parte querem atormentar a raça humana, serão mitigadas e tornadas mais fáceis de suportar.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Maria Santíssima na Sagrada Família” tab_id=”1493916006064-98ba8def-4e29″][vc_column_text]

Como mulher temente a Deus, sempre disse Sim: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra. (Lc.1,38). Acompanhando seu Filho por toda a história da nossa Salvação, Maria nos dá todos os exemplos de como seguir Jesus para chegar a Deus.

Viveu toda a sua vida dedicada a Jesus, ajudando a prepará-lo para tudo o que tinha que viver e sofrer. Estava presente no primeiro milagre nas Bodas de Caná, onde deu uma recomendação que serve para todo cristão: fazei tudo o que Ele vos disser.  Esse pedido de Maria continua vivo até hoje. Que sigamos Jesus para a nossa Salvação.

Maria estava presente no início da Igreja, após a Ascenção de Jesus e continua até os dias de hoje, levando  todos para o Sagrado Coração de Jesus. Maria disse em Fátima que quer a Salvação de todos. Maria guardava tudo em seu coração, e Jesus crescia em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. (Luc 2.41-52).

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”São José na Sagrada Família” tab_id=”1493916046965-be436b18-4d65″][vc_column_text]

Homem justo, conforme Mateus 1:19, pai e esposo fiel, carpinteiro, trabalhador, obediente aos pedidos e ordens de Deus. Um Anjo apareceu a São José e disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por tua mulher, porque o que dela vai nascer é obra do Espírito Santo de Deus. (Mat 1,20)

Foi sempre o defensor de Maria e Jesus, e com o trabalho simples de carpinteiro dava sustento para a Sagrada Família. Quando Herodes quis matar Jesus, José recebeu uma ordem de Deus para fugir para o Egito para proteger Jesus, e ele obedeceu.

Trabalhador, humilde, santo, escolhido por Deus para o maior compromisso de todos, que foi dar sustento para a Sagrada Família. Homem de Deus, homem puro que respeitou a virgindade de Maria, segundo os desígnios de Deus. Exemplo de vida dedicada a Deus.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Jesus Cristo na Sagrada Família” tab_id=”1493916093825-fda93782-c1bd”][vc_column_text]

O Filho de Deus, o Verbo Eterno que se fez carne e habitou entre nós. A prova maior do amor de Deus por nós, como diz São Paulo: Ele aniquilou-se a si mesmo deixando sua condição divina e assumindo a condição humana.

Jesus viveu uma vida comum, ordinária e oculta até se manifestar ao mundo. Foi obediente a seus pais, um filho exemplar como nos disse o evangelista Lucas. Ele viveu como filho, humano. Precisou da ternura, do cuidado e do carinho de seus pais. Durante a maior parte de sua vida terrena, Jesus viveu numa família humana comum, a Sagrada Família de Nazaré!

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Oração à Sagrada Família” tab_id=”1493916139115-4ab80096-e985″][vc_column_text]Ó Maria, Mãe de Jesus, avós dirijo, com profunda fé e grande devoção, a minha súplica:

Abençoai meu marido, minha esposa, meus filhos, e alcançai para eles a proteção dos Santos.

Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós.

São José pai adotivo de Jesus, rogai por nós.

Santo Anjo da Guarda, rogai por nós.

Santa Maria Madalena, rogai por nós.

Santo Agostinho, rogai por nós.

Santa Mônica, rogai por nós.

Todos os Santos e, Santas do Céu, rogai por nós.

Jesus, Filho, ouvi-nos.

Jesus, filho, atendei-nos.

Virgem Santíssima, daí a toda a minha família a paz, harmonia, amizade, amor, alegria e saúde e coragem nas provações.

De coração vos peço esta graça, (fazer o pedido), e tenho a certeza de ser atendido, por vossa intercessão e pelo poder de vosso Divino filho Jesus Cristo. Amém.[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_accordion][/vc_column][/vc_row]