• Categoria do post:Saúde / Todas

[divider]

image (5)

A Prefeitura municipal já iniciou o combate ao mosquito Aedes Aegypti (mosquito da dengue).

Aedes Aegypti é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado.

É uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente deÁfrica, atualmente distribuído por quase todo o mundo, com ocorrência nas regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.

O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio.

As fêmeas, para realizar hematofagia, podem percorrer até 2 500 m.

É considerado vector de doenças graves como o dengue e a febre amarela e, por isso mesmo, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.

O trabalho esta sendo desempenhado pela Secretaria de Saúde do Município, através dos agentes de controle de endemias.

A equipe está capturando piabas para colocar nas caixas d’águas. Também estão fabricando adaptadores para instalar nas caixas d’águas.

O combate a dengue é uma papel de todos, não deixem água parada em pneus, garrafas, tanques, caixas, ou qualquer recipiente onde o mosquito possa se reproduzir.

[cincopa AUPAgsrVLmeE]